Importância da equipe conhecer a Missão, o Negócio e suas Funções para o sucesso da Empresa

pit crew 583602 1280Muitos ao olharem a imagem ao lado questionarão o que há em comum entre uma empresa e uma equipe de corrida durante um Pit stop do carro de corrida. A resposta é: Muito!

Antes de apontarmos os pontos comuns entre uma empresa e um Pit-stop, ressaltamos a importância da definição da missão [no plano de negócio e planejamento estratégico], bem como das funções no âmbito da estrutura da empresa. Pois bem, assim como uma equipe de corrida, uma empresa precisa de pessoas, processos e eventual tecnologia necessária a realização do negócio e o cumprimento da missão.

Entendendo melhor: as pessoas são necessárias para executarem as atividades dos processos, estas mesmas pessoas necessitam exercitar a comunicação e treinamento para executar suas funções e a tecnologia para auxiliar nos processos e tomada de decisão. Da mesma forma, numa equipe de corridas, no momento da execução de um pit-stop todos os envolvidos devem saber qual é a missão da equipe, a sua respectiva função, ter recebido treinamento adequado e necessário e essencialmente: Comunicarem-se bem e constantemente.

Com este cenário esclarecido, ressaltamos a importância – para uma empresa, da definição do negócio [que é diferente do produto e/ou serviço] e da missão [motivo pelo qual a empresa foi concebida]. Entretanto, tão importante quanto descobrir e definir assertivamente o negócio e a missão da empresa, há que definir meios que assegurem que a comunicação interna [colaboradores] e externa [clientes, parceiros e fornecedores], bem como o entendimento comum do que significam o negócio e a missão sejam assegurados, tal que todos entendam suas funções e a exerçam com excelência, contribuindo para que a empresa consiga êxito em ambas: realizar seu negócio e cumprir sua missão: atendendo as necessidades e resolvendo problemas importantes de seus clientes e colaboradores.

Tudo isso tem impacto significativo no ambiente interno e externo da empresa: melhor clima organizacional proporcionado pelo conhecimento do negócio e missão pelos colaboradores no âmbito interno e melhor relacionamento com seus clientes, parceiros e fornecedores no âmbito externo.
Comunicar-se bem e constantemente, definir assertivamente o negócio e a missão da empresa contribuem para o sucesso da organização.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s