Sua empresa é RESPONSIVEL?

Equipe de RugbyRESPONSIVIDADE é: 1. qualidade do que envolve resposta; 2. capacidade de dar resposta rápida e adequada à situação [Fonte]. Ainda, em outra definição “adaptada*”, responsividade seria a capacidade que uma organização possui para responder rápida e adequadamente às mudanças do mercado e consequentemente dos negócios e clientes [*Jim Highsmith, um dos autores do Manifesto Ágil].

Dado que vivemos em momento de transformações rápidas e volume assustador de informações indo vindo, há que se pensar sobre o modelo de jornada de trabalho adotado parte significativa das empresas. Tanto a forma de trabalhar mudou, como as pessoas mudaram em sua forma de trabalhar. Os trabalhadores atuais buscam mais que salários e benefícios polpudos, buscam trabalhar em empresas onde possam unir os objetivos e valores pessoais com os praticados pela empresa visando atingir sua missão e execução do seu negócio. Estas alterações de paradigma ensejam Mudanças e Transformações que ajustem as empresas aos novos tempos.

Se antes era exigido dos profissionais a resiliência [capacidade de lidar com problemas e superar obstáculos], agora exige-se das empresas que transformem-se e sejam “responsíveis”. Adapta-se às empresas um postulado atribuído a Charles Darwin: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Há – inclusive, um manifesto sobre as empresa responsiva, que pode ser lido aqui, neste manifesto há basicamente os seguinte tópicos [em tradução livre]:

  • Tudo e todos estão conectados;
  • A tensão entre organizações otimizadas para previsibilidade e um mundo imprevisível atingiu um ponto de ruptura;
  • Precisamos de um novo caminho;
  • Princípios da Organização Responsiva:

Propósito acima do Lucro;

Poder distribuído acima de Controle;

Experimentação acima de Planejamento;

Redes ao invés de Hierarquias;

Adaptabilidade acima de Eficiência;

Transparência acima da Privacidade

As empresas deverão aprender e ser mais ágeis, daí a grande busca por profissionais que saibam utilizar metodologias ágeis como Scrum.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s