Planejamento Estratégico - Melhor caminho para o sucesso

tracks 472245 1280

 

O país está em um momento difícil, tanto para pessoas como empresas. Diante de cenário de incertezas e um mercado ainda mais competitivo em virtude novos concorrentes, novos produtos, inovações, novos serviços, novos modelos de negócio e também pela Internet e redes sociais. Então, para uma empresa destacar-se é necessário planejar, mas principalmente executar os planos elaborados.
No Brasil, ano após ano, centenas de empresas são abertas e iniciam seus negócios, mas infelizmente muitas dessas empresas encerram suas operações pouco antes do seu quinto ano de vida. As justificavas recaem principalmente sobre a alta carga tributária e mais recentemente pela economia ruim. Entretanto, a principal razão é a falta de planejamento. Algumas empresas até elaboram seu planejam estratégico, mas não o executam.
Os planos devem ser estabelecidos de forma a serem utilizados no momento e local corretos. Boa parte das empresas usam o planejamento estratégico em busca de melhorar seu desempenho ano a ano, porém parte significativa das empresas ainda não adotaram esta forma de administração e gestão de seus negócios.
As empresas que não executam seu planejamento estratégicos ou se esforçam para modificar o modo de atuação no mercado, tornam-se escravas das correntes de mudanças e não parte atuante dessas mudanças, o que implica no encerramento das atividades da empresa e consequente desaparecimento do mundo dos negócios.
Um dos principais objetivos da elaboração do planejamento estratégico é prover a organização de conhecimento que possibilite antever as necessidades internas, do seu segmento de atuação e os desafios e riscos a serem enfrentados, a fim de gerar meios para superar as forças competitivas. A empresa deve preparar um diagnóstico estratégico, porém empresas de pequeno e médio portes encontram dificuldades para levantar informações que viabilizam o diagnóstico, que identificará fatores críticos para o sucesso, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Os diagnósticos produzidos servirão de alicerce para elaboração da estratégia e planejamento das iniciativas e ações, que conduzirão a empresa ao atingimento de suas metas e objetivos.
As empresas necessitam conhecer seus concorrentes para que possam obter vantagem competitiva pela diferenciação de produtos, serviços e atendimento ao cliente. É necessário que o planejamento esteja alinhado às estratégias de curto, médio e longo prazo. As pequenas e médias empresas têm a vantagem por estarem mais próximos de seus clientes, possibilitando que os ouçam e rapidamente executem ações corretivas, mas ainda assim o planejamento estratégico é instrumento imprescindível, que encurtará a jornada ao sucesso.

0
0
0
s2sdefault
powered by social2s