Setor de Serviços Automotivos Pode se Beneficiar do Momento Difícil do País

Aperdo de parafusos da RodaQue o momento do país está difícil, não há como negar. Algumas decisões do governo foram equivocadas e nos deparamos – após a eleição, em um cenário bem diferente daquele que esperávamos. Mas pouco adianta reclamar ou justificar as dificuldades, precisamos agir e buscar soluções que eliminem os problemas, ou boa parte deles.

Muitas são as frases que nos dizem que a crise pode representar um bom momento se bem aproveitada as oportunidades camufladas. Algumas dessas frases são excelentes e nos apontam uma direção: “A crise é um convite forçado à mudança” de Murila Gun; “Mude ou morra” Jack Welch e por último e não menos importante “Você não pode fazer o trabalho de hoje com os métodos de ontem se pretende estar no mercado amanhã” Jack Welch.

Pois bem, já sabemos que a mudança é nossa única certeza, os tempos difíceis apenas nos motivam ou empurram rumo a mudança necessária.

Um dos segmentos de mercado que sofrem algum impacto imediatamente ao instalar-se um período difícil e/ou de crise é o setor automotivo, especificamente os centros de serviços automotivos. Porém o impacto sofrido por estes centros é positivo, pois as pessoas naturalmente optam por reduzir o orçamento e cortar custos, sendo assim abandonam a ideia de trocar o carro por uma outro mais novo – do ano. E com esta decisão, algumas novas atitudes hábitos devem se instalar. Um dos novos hábitos e atitudes a ser obtida diz respeito aos cuidados com o carro, quer seja da família, ou da empresa, este veículo precisa ser melhor cuidado e conservado para resistir ao momento difícil, muito embora este hábito deva ser adquirido precocemente e ser permanente, aja visto que carros melhor conservados são melhores avaliados no momento de uma venda.

Com a população adotando novos hábitos em momentos difíceis, alguns segmentos são beneficiados e devem aproveitar para alavancar seus negócios. Um exemplo desses segmentos beneficiados, o de serviços automotivos registrou crescimento de 8,8% no faturamento em 2015, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising). A comprovação desse momento bom para o segmento de serviços automotivos pode ser verificada pela Doutor Lubrifica, rede de franquias que oferece manutenção automotiva delivery, que obteve um crescimento de 60% no comparativo entre os anos de 2014 e 2015 e com expectativa de crescimento da rede de unidades em funcionamento.

Todas as variáveis apontam para o bom momento do segmento de serviços automotivos, ou seja, neste momento difícil para muitos, para este segmento, o momento é para investir e melhorar o faturamento, a receita, a carteira de clientes, mas essencialmente a qualidade dos serviços prestados. Para conquistar mais clientes em tempos em que todos estão conectados por redes sociais e utilizam seus smartphones como meio principal de acesso, investir em marketing digital pode trazer bons resultados, quer seja pela presença nas redes sociais adequadas, como pela produção de conteúdos relevantes para proprietários de veículos automotores, por exemplo dicas de como preservar a pintura no ato de lavagem, orientações de como limpar o interior do seu automóvel, ou ainda dicas direcionadas a um público mais especifico ainda como as mulheres, que representam parcela significativa da economia, e já contam com alguns centros de serviços automotivos específicos para atendê-las.

Os centros de serviços automotivos, cuja a presença na Internet dá-se quase que exclisvamente por websites de "pagínas amarelas", ou seus próprios websites, negligenciam as redes sociais as quais deveriam pensar carinhosamente na questão e abordá-la em seus planos estratégicos, este por sinal é um ponto nevrálgico, aja visto que muitas empresas de pequeno e médio porte negligenciam a elaboração de um plano estratégico, bem como a sua execução.

O momento é muito bom para empresas do segmento de serviços automotivos, mas há que se elaborar estratégias que possibilitem se beneficiar e alçar voos ainda mais altos.

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